Comunicação socialWebjornalismo
- (FCC 2012)
Considere o trecho abaixo retirado de Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web.
Em um ambiente multimídia, o texto é uma entre as várias maneiras de dar acesso à informação. Não apenas foto e ilustração, mas áudio, vídeo e infográfico estão juntos em um mesmo local, cada um à sua maneira, servindo como pontos de acesso a um universo ilimitado de informações.
Nesta equação, o texto tem peso dois: leva vantagem porque os testes comprovam que os visitantes de sítios preferem as informações básicas em formato texto, mas é preciso caprichar - os outros formatos estão bem ao lado, estimulando todo o tempo a continuidade da navegação.
Perceber o texto como um entre diversos formatos da informação para a mídia digital é a lição inicial - e fundamental - para entender a necessidade dos visitantes de sítios web.
O texto para web é diferente do elaborado para os demais veículos por conta dos recursos multimídias. Contudo, dos conceitos estabelecidos há décadas, permanecem na sua elaboração os de
A) compreensão, ideia e opinião.
B) clareza, abrangência e credibilidade.
C) introdução, argumentação e conclusão.
D) formalidade, complexidade e eloquência.
E) pragmatismo, inferência e tese.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 10
Vamos para o Anterior: Exercício 8
Tente Este: Exercício 19
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Comunicação social