Arquitetura de softwareArquitetura da informação
- (CESGRANRIO 2008)
A arquitetura de informação prevê dois grandes mecanismos através dos quais os usuários de um portal, site ou aplicação encontram as informações ou serviços em que estão interessados: a navegação, por meio de classificação do conteúdo em estruturas hierárquicas ou poli-hierárquicas e elos hipermídia e a busca, através da indexação do conteúdo. Além disso, a organização do conteúdo de um portal pode ser feita com esquemas exatos, em que cada item é enquadrado em apenas uma classificação (por exemplo, ordem cronológica ou classificação alfabética), ou com esquemas ambíguos, em que cada item pode receber mais de uma classificação (por exemplo, por tópico, por tarefa ou por audiência). As diversas hierarquias construídas para a classificação de conteúdo de um portal são chamadas de taxonomias. Sobre a estruturação da navegação e da busca em um portal e a organização de seu conteúdo, é INCORRETOafirmar que
A) dependendo da complexidade do conteúdo e dos objetivos do usuário, é vantajoso implementar um esquema em duas etapas, em que é feita uma busca inicial e depois uma navegação pelos resultados da busca, ou uma navegação inicial e depois uma busca a partir do ponto até o qual se navegou.
B) no caso de serem utilizados esquemas exatos e ambíguos, é recomendado que os mesmos sejam agregados em uma estrutura de navegação comum, que consolide os elementos de todos os esquemas de organização, de modo que o usuário não precise tomar a decisão inicial sobre que esquema navegar.
C) o número máximo de subitens de cada item de uma taxonomia deve ser dimensionado levando-se em consideração a capacidade dos usuários de varrer conteúdo na tela, e não apenas a capacidade de lidar com diversos itens de uma só vez.
D) a profundidade de uma taxonomia se refere ao número de níveis hierárquicos existentes e, em geral, determina o número de "cliques" que o usuário deverá utilizar para navegar até o item desejado.
E) características avançadas como a personalização, em que os resultados da navegação são adequados ao perfil do usuário, e "customização", em que o usuário adéqua a estrutura de navegação ao seu perfil, são oferecidas em diversos produtos de portal, mas não são substitutas para um planejamento cuidadoso da organização do conteúdo.
VOLTAR ao índice: Arquitetura de software