Procura

Administração geralComunicação e controle


EXERCÍCIOS - Exercício 310

  • (IF-MS 2019)

No contexto da Administração Mercadológica, os autores Schultz, Tannenbaum e Lauterborn (1994) indicam que: “À medida que o mundo se torna mais complexo e que as pessoas gastam mais tempo selecionando informações para ajudá-las na importante tarefa de viver, há menos tempo e espaço para informações, dados ou conceitos sobre o produto ou o serviço”. Assim, a instituição anunciante deve fornecer motivos para a pessoa processar sua informação. Por isso, a instituição deve comunicar a sua personalidade ditada pela missão, visão, e também pelos seus valores, jamais se afastando destes quando comunicar sobre si mesma. Entende-se, portanto, que a comunicação institucional pode se manifestar por diversos meios. Diante do exposto, julgue as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.


A) A Propaganda Corporativa é o uso da comunicação paga com vistas a garantir a divulgação adequada de fatos de interesse de uma empresa nos meios de comunicação e beneficiar, assim, sua reputação.

B) A Assessoria de Imprensa constitui-se em uma importante ferramenta para o Marketing Institucional – sua tarefa é divulgar as atividades e opiniões da organização para a imprensa, facilitando o fluxo de informações entre a empresa ou instituição e seus públicos.

C) Os Apoios, Alianças e Parcerias podem ocorrer de diversas formas, como, por exemplo, na forma de Filantropia , que é uma relação jurídica em que uma parte cede benefícios à outra em troca de uma contrapartida. Outro exemplo é o Patrocínio , que, por sua vez, está mais ligado a investimento social, deixando de ser mera ação de fazer donativos de caridade. Na ótica da responsabilidade social, as empresas éticas e comprometidas com a sociedade agem em favor de comunidades necessitadas, não esperando retorno direto e ajustado, como nos casos de filantropia.

D) O Endomarketing é a atividade ligada à gestão de pessoas apropriada para atuar no planejamento de marketing interno, com vistas a refletir nos públicos organizacionais. A comunicação interna, sob suas diferentes formas – comunicação gerencial, administrativa, jornais internos, intranet – também deve estar integrada ao CIM (Comunicação Integrada de Marketing), fortalecendo os sustentáculos da imagem institucional.

E) As Relações Públicas envolvem planejamento, implantação e instituição do processo total de comunicação institucional da organização como recurso estratégico de sua interação com os diferentes públicos. Cabe-lhe ordenar todos os relacionamentos com esses públicos, buscando gerar conceito favorável sobre a organização, capaz de despertar no público credibilidade e boa vontade para com a organização, suas atividades e seus produtos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 311

Vamos para o Anterior: Exercício 309

Tente Este: Exercício 439

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Administração geral


Novidade!
Clique aqui para baixar os próximos exercícios.
Depois de baixados, você poderá estudar mesmo sem estar conectado :-)
(Funciona melhor com o navegador Chrome atualizado)





Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+