SociologiaDiversos
- (UDESC 2019)
O trecho abaixo é parte de uma entrevista concedida por Gilberto Freyre à Revista Veja, em 1970, na qual ele se refere à democracia racial.
VEJA– Vê uma atitude racista no culto à mulata ou reafirma sua tese de que esse culto está uma prova da ausência de problemas raciais no Brasil? O Brasil é, realmente, uma democracia racial perfeita?
GF (Gilberto Freyre)– Perfeita, de modo algum. Agora, que o Brasil é, creio que se pode dizer sem dúvida, a mais avançada democracia racial do mundo de hoje, isto é, a mais avançada nestes caminhos de uma democracia racial. Ainda há, não digo que haja racismo no Brasil, mas ainda há preconceito de raça e de cor entre grupos de brasileiros e entre certos brasileiros individualmente.
(Trecho de entrevista de Gilberto Freyre publicada na revista Veja de 14 de abril de 1970).
Leia as proposições sobre a entrevista de Gilberto Freyre e marque a alternativa incorreta, em relação à resposta dele.
A) A tese de Freyre enfatiza a miscigenação e a ausência de conflitos entre as raças - por isso, embora reconheça que haja preconceito, acredita na ideia da democracia racial no Brasil.
B) Se compararmos o Brasil com outros países do mundo, é possível afirmar que há, no Brasil, democracia racial.
C) O culto à mulata atualiza, no tempo presente, a sexualização da brasileira, reproduzindo antigos preconceitos raciais.
D) A afirmação de Freyre não reforça o preconceito racial dos antigos senhores escravocratas.
E) Em sua resposta, Freyre atenua o preconceito racial, pois afirma que não houve no Brasil racismo institucionalizado como existiu nos Estados Unidos
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 274
Vamos para o Anterior: Exercício 272
Tente Este: Exercício 232
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Sociologia