Engenharia mecânicaMotores de combustão interna
- (UFOP 2017)
No caso de MCI (Motores de Combustão Interna), adotou-se o termo de emissões de gases para designar os produtos considerados nocivos para o homem e o meio ambiente. A proporção desses gases ao deixarem o cilindro depende do combustível, da condição de funcionamento do motor e da qualidade da mistura. Na reação real, os produtos citados constituem cerca de 98% dos gases de escape, sendo 1% formado de O 2 , H 2 e gases inertes e aproximadamente a 1% de gases nocivos.
Com base nessas projeções e após discussão entre especialistas, foram estabelecidas as principais legislações que limitam a emissão dos principais poluentes por motores e veículos. Existe uma desconformidade em uma das afirmativas abaixo, identifique-a.
A) Monóxido de carbono (CO) – resulta na combustão incompleta de hidrocarbonetos, representando, assim, uma relativa redução de eficiência. O CO é um gás inodoro que reage com a hemoglobina, reduzindo a capacidade do sangue de transportar o oxigênio.
B) Óxidos de nitrogênio (NO x ) – é o termo geral que identifica a soma de monóxido de Ni e monóxido de CO na proporção aproximada de 90% de dióxido de nitrogênio NO 2 . Na atmosfera, o NO x , ao entrar em contato com o vapor de água, forma o ácido nítrico que, em conjunto com o ácido sulfúrico (H 2 SO 4 ), a partir da queima com o enxofre, forma a chamada chuva ácida.
C) Hidrocarbonetos (HC) – não queimados englobam todos os hidrocarbonetos que deixam a câmara de combustão sem serem oxidados e são formados pela decomposição térmica do combustível primário em hidrocarbonetos de mesmo peso molecular, como metano, etano, acetileno, aldeídos, tolueno, propileno, etc.
D) Aldeídos – quando as temperaturas de combustão são relativamente baixas, como em baixas cargas do motor diesel, formam-se aldeídos, que conferem um mal cheiro aos gases desse motor. No motor otto com etanol, principalmente no período de aquecimento, também se formam aldeídos, que irritam os olhos e mucosas.
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EXERCÍCIOS - Exercício 2
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