Engenharia ambiental e sanitáriaTratamento de efluentes líquidos
- (COPESE - UFT 2019)
Os sistemas de lagoas de estabilização constituem-se em uma das formas mais simples para o tratamento de esgotos domésticos, apresentando diversas variantes com diferentes níveis de simplicidade operacional e requisitos de área.
Pode-se dizer ainda a respeito das lagoas de maturação que:
I. nas lagoas de maturação predominam condições ambientais adversas para os organismos patogênicos como radiação ultravioleta, elevado pH, temperatura mais baixa que a do corpo humano, falta de nutrientes e predação por outros organismos.
II. a eficiência desse tipo de sistema de tratamento depende da disponibilidade de grandes áreas para que a exposição à luz solar seja adequada, podendo chegar a valores de 70 a 90% de remoção de Demanda Bioquímica de Oxigênio.
III. as lagoas de maturação constituem um pós-tratamento de processos que objetivem a remoção dos nutrientes, sendo usualmente projetadas como uma série de lagoas, ou como uma lagoa única com divisões por chicanas. A eficiência na remoção de coliformes é bastante elevada.
IV. grande parte dos problemas de qualidade dos efluentes dessas lagoas está relacionada com o crescimento da biomassa algal. Em decorrência disso, é comum que o esgoto tratado possua maior concentração de sólidos em suspensão que a sua entrada.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA .
A) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
B) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
C) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
D) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 81
Vamos para o Anterior: Exercício 79
Tente Este: Exercício 43
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia ambiental e sanitária