Engenharia civilInstalações elétricas em engenharia civil
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
O surto elétrico é uma onda transitória de tensão, corrente ou potência que tem como característica uma elevada taxa de variação por um período curtíssimo de tempo, se propaga ao longo de sistemas elétricos e pode causar sérios danos aos equipamentos eletroeletrônicos.
Com relação aos dispositivos de proteção contra surtos (DPS) e aos surtos elétricos, é incorreto afirmar:
A) São equipamentos desenvolvidos para detectar a presença de sobretensões transitórias na rede e drená-las para o sistema de aterramento antes que atinjam os equipamentos eletroeletrônicos.
B) Todos os ambientes que possuam equipamentos conectados à rede elétrica ou a linhas de dados como telefonia, internet e TV estão expostos aos malefícios dos surtos elétricos.
C) O ligar e o desligar de motores elétricos de elevadores em prédios comerciais e residenciais e de aparelhos de ar-condicionado e máquinas de lavar não geram sobretensões transitórias que possam causar danos a equipamentos ligados à mesma rede de energia.
D) Os DPS podem ser utilizados em diversas aplicações, por exemplo em quadros de distribuição de edificações comerciais e residenciais e até em tomadas e em equipamentos que se quer proteger.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 20
Vamos para o Anterior: Exercício 18
Tente Este: Exercício 55
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia civil
Novidade!
Clique aqui para baixar os próximos exercícios.
Depois de baixados, você poderá estudar mesmo sem estar conectado :-)
(Funciona melhor com o navegador Chrome atualizado)