PsicologiaTreinamento e desenvolvimento
- (COMPERVE 2017)
O Modelo de Avaliação Integrado e Somativo (MAIS), proposto em 1982, para avaliar sistemas instrucionais e reapresentado com a finalidade de realizar a avaliação de TD&E (Borges-Andrade, 2006) inclui quatro componentes “internos” ou relativos ao sistema de TD&E: insumos, procedimentos, processos e resultados. Também abarca quatro componentes “externos” ou concernentes ao contexto ou ambiente organizacional: necessidades, suporte, disseminação e efeitos a longo prazo. Neste modelo,
A) o compartilhamento de experiências e atrasos e ausências de participantes, os resultados de exercícios práticos e a motivação desenvolvida durante o evento TD&E são exemplos de insumos.
B) o suporte compreende o conjunto de aspectos que ocorrem na casa do aprendiz, na escola, na organização ou na comunidade e tem influência potencial sobre insumos, procedimentos, processos e resultados.
C) os indicadores do componente de resultados podem ser preditores dos efeitos a curto prazo e configurar consequências de quase todos os componentes do MAIS.
D) os procedimentos incluem, sobretudo, as necessidades de desempenho esperadas e realizadas, identificadas por meio de análises organizacionais e tarefas individuais.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
VOLTAR ao índice: Psicologia