Arquitetura de softwareArquitetura cliente-servidor
- (FCM 2017)
Os padrões arquiteturais descrevem a arquitetura, explicam quando elas podem ser usadas e discutem suas vantagens e desvantagens. Associe as colunas, relacionando os padrões arquiteturais aos cenários em que são geralmente utilizados.
Padrões
1- Client-server
2- Pipe and filter
3- Layers
4- Model-ViewController
5- Repository
Cenários
( ) Quando há necessidade de manter uma gerência centralizada de todos os dados, de modo que este seja acessível a todos os componentes do sistema, possibilitando uma interação indireta entre eles.
( ) Em aplicações de processamento de dados, em que as entradas são processadas em etapas separadas, nas quais os dados fluem de um componente para outro para processamento.
( ) Quando há possibilidade de incorporar novos requisitos não funcionais, como distribuição, segurança, persistência, entre outros, de modo a minimizar modificações no restante do sistema em razão da integração desse novo requisito.
( ) Quando há necessidade de que os dados sejam mantidos de maneira independente de sua apresentação, de modo que possam existir diversas maneiras de visualizar e interagir com os dados.
( ) Quando os dados compartilhados precisam ser acessados a partir de uma série de locais, podendo ser usados, também, quando a carga em um sistema é variável.
A sequência correta dessa associação é
A) 1, 3, 4, 2, 5.
B) 2, 4, 1, 5, 3.
C) 3, 1, 2, 5, 4.
D) 4, 5, 3, 1, 2.
E) 5, 2, 3, 4, 1.
VOLTAR ao índice: Arquitetura de software