SociologiaDiversos
- (IF Sul Rio-Grandense 2021)
Conforme Tomazi, a greve foi um dos meios mais utilizados pelos trabalhadores na sociedade capitalista para reivindicar os seus direitos. A paralisação das atividades laborais sempre se demonstrou como uma importante arma de reivindicação. Os movimentos operários e as greves foram analisadas por dois autores clássicos da sociologia, Émile Durkheim e Karl Marx.
Conforme as teorias dos autores descritos, é correto dizer que
A) Karl Marx entende a questão de maneira diferente de Durkheim. Para Karl Marx, a greve é um movimento reivindicatório por melhores salários e condições de trabalho que envolvem dois atores: burguesia e proletariado. Já, para Durkheim, o conflito é resultado de regras e normas rígidas que regulam as atividades profissionais.
B) Karl Marx e Durkheim convergem no entendimento a respeito das greves dos trabalhadores. Para ambos, a greve é resultado de um processo de exploração dos trabalhadores.
C) O enfoque de Karl Marx tem como ponto de partida a ideia de que a greve é um movimento de luta entre a burguesia e o proletariado, mas não um é um movimento de luta entre classes.
D) O enfoque de Durkheim tem como ponto de partida a ideia de que todo conflito é resultado da inexistência de regras e normas (anomia) que regulam as atividades produtivas e a organização das várias categorias profissionais.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 429
Vamos para o Anterior: Exercício 427
Tente Este: Exercício 344
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Sociologia