Engenharia mecânicaPropriedades e comportamentos dos materiais
- (UFOP 2017)
A propriedade mecânica, denominada dureza, é largamente utilizada na especificação de materiais nos estudos, nas pesquisas mecânicas e metalúrgicas e na comparação de diversos materiais. Além disso, dureza é a resistência à penetração de um material duro no outro. Portanto, a dureza por penetração é mais utilizada no ramo da mecânica e citada nas especificações técnicas.
Dentre os métodos citados, um não está em conformidade com:
A) dureza Brinell, simbolizada por HB, é menos utilizada em engenharia. Consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço, de diâmetro D, sobre a superfície plana polida de um metal aplicando uma carga Q, durante um tempo t. Essa compressão provocará uma impressão permanente no metal com o formato de uma calota esférica tendo um diâmetro (d), que é medido depois de removida a carga. O valor de (d) deve ser tomado como a média de duas leituras feitas a 90° uma na outra. A dureza Brinell, definida em N/mm 2 ou (Kgf/mm 2 ), é a razão entre a carga aplicada e a área de contato S, relacionada com os valores D e d.
B) dureza Rockwell, simbolizada por HR, elimina o tempo necessário para a medição de qualquer dimensão da impressão causada, pois o resultado é lido direto e automaticamente na máquina de ensaio, sendo, portanto, um ensaio mais rápido e livre de erros pessoais. Além disso, utilizando penetradores pequenos, a impressão pode muitas vezes não prejudicar a peça ensaiada e pode ser usada também para indicar diferenças pequenas de dureza numa mesma região de uma peça. A rapidez do ensaio torna-o próprio para uso em linhas de produção para verificação de tratamentos térmicos ou superfícies e para laboratório.
C) dureza Vickers, simbolizada por HV, onde o penetrador é uma pirâmide de base quadrada com um ângulo de 136° entre as faces opostas. Esse ângulo produz valores de impressões semelhantes à dureza Brinell, porque a relação ideal d/D da dureza Brinell é 0,375 que corresponde a uma relação ideal entre a tangente e a esfera, que fazem, entre si, um ângulo de 136° , partindo dos cantos da impressão.
D) A microdureza produz uma impressão microscópica no material empregando uma carga menor de 1kgf com penetrador de diamante. A carga pode chegar até a 10Kgf, e a superfície do corpo de prova deve ser plana. Quanto ao penetrador usado, há dois tipos de microdureza: Vickers e Knoop.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 45
Vamos para o Anterior: Exercício 43
Tente Este: Exercício 194
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia mecânica