Procura

ProgramaçãoConceitos básicos de programação


EXERCÍCIOS - Exercício 349

  • (FCC 2022)

Em relação aos fundamentos das linguagens de programação, é correto afirmar:


A) Um dos desafios da tradução de programas escritos em linguagens de alto nível para programas em linguagem assembler é minimizar a quantidade de variáveis mapeadas em registradores e, com isso, melhorar o desempenho do programa. Os compiladores são capazes de fazer esta tarefa muito bem, porém o resultado final depende muito da quantidade de registradores que estão disponíveis na arquitetura alvo.

B) Cada vez é mais incomum encontrar programas úteis que usam poucas variáveis. Quando ocorre uma atribuição a alguma variável de um programa de alto nível, esta atribuição é mapeada para o endereço da variável correspondente. Porém, como o acesso à memória é mais rápido do que o acesso a registradores, é mais eficiente mapear as variáveis em endereços de memória ROM.

C) Uma solução frequente para melhorar o desempenho dos processadores é anexar uma memória super rápida, próximo da CPU − a memória cache, cuja divisão em níveis torna a busca de informações do processador mais otimizada. Mas, como são muito mais caras, as memórias cache são normalmente pequenas.

D) Em um comando de repetição como “while (i<10)”, o laço deve ser interrompido quando a condição do laço for falsa. Em assembler, a instrução de desvio apropriada é algo como "desvie se i>10", ou seja, desvie se a expressão (i<=10) for falsa.

E) As linguagens de programação têm pelo menos dois tipos de comandos condicionais: if-then e if-then-else. Se a expressão testada for verdadeira, a sequência de comandos contida nos comandos assembler relativos ao “then” deve ser executada e, se for falsa, a sequência de comandos do “else” deve ser executada. Em situações particulares, os comandos do “then” e do “else” são executados consecutivamente.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 350

Vamos para o Anterior: Exercício 348

Tente Este: Exercício 297

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Programação






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+