Segurança e saúde no trabalhoNr 35 - norma regulamentadora n° 35 - trabalho em altura
- (AOCP 2018)
Considere a seguinte situação hipotética. Na realização de um trabalho em altura, foi identificado, antes de iniciar o trabalho, que a velocidade do vento estava a 5 km/h. O trabalhador que foi realizar a tarefa percebeu que seu estado de saúde no momento não estava adequado para executar o trabalho e comunicou o engenheiro de segurança do trabalho que estava no local. O engenheiro verificou que o trabalhador em questão possuía treinamento sobre a NR-35 e era apto para desempenhar atividades em altura, conforme seu atestado de saúde ocupacional. Além disso, havia sistema de segurança adequado. Assim, foram dadas ordens para a continuidade do serviço. O trabalhador subiu em um telhado e durante a realização da tarefa sofreu uma queda, porém ficou suspenso pelo sistema de segurança, em suspensão inerte. Considerando as informações apresentadas e o disposto na NR-35, é correto afirmar que
A) o trabalho não deveria ter sido realizado, pois uma condição impeditiva é a existência de ventos superiores a 3 km/h.
B) o trabalho pode ocorrer na situação apresentada, porém deve ser garantido que o tempo de suspensão inerte do trabalhador seja superior a 5 horas.
C) o trabalho não deveria ter sido realizado. Porém, como houve a queda, deve ser garantido que o tempo de suspensão inerte do trabalhador seja superior a 5 horas.
D) o trabalho não deveria ter sido realizado, pois uma condição impeditiva é a percepção do trabalhador em relação ao seu estado de saúde no momento da realização da tarefa.
E) todo trabalho em altura, a ser realizado por trabalhador apto e com treinamento, pode ser executado, independentemente das condições do ambiente de trabalho.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 60
VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho