Administração geralAbordagem das relações humanas
- (FUNRIO 2016)
Escreve Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia: “Como enfrentar o extraordinário poder da mídia, da linguagem da televisão, de sua “sintaxe” que reduz a um mesmo plano o passado e o presente e sugere que o que ainda não há já está feito. Mais ainda, que diversifica temáticas no noticiário sem que haja tempo para a reflexão sobre variados assuntos. [...] O mundo encurta, o tempo se dilui; o ontem vira agora; o amanhã já está feito. Tudo muito rápido. Debater o que se mostra e como se mostra na televisão me parece algo cada vez mais importante.” (1997, p. 157) Considerando os escritos de Freire, seriam atitudes escolares importantes:
A) Acompanhar e trazer para discussão no ambiente escolar o que os estudantes veem na televisão, procurando desenvolver um olhar crítico sobre o que a televisão mostra.
B) Usar mais os programas televisivos como programas de formação de estudantes.
C) Não deixar que os programas televisivos sejam discutidos no ambiente escolar, evitando assim que ensinamentos superficiais sejam proliferados.
D) Diminuir as expectativas dos estudantes sobre o futuro, porque ele já está programado pela televisão.
E) Considerar que o que aparece na televisão é verdade, e certificar-se que os estudantes estão aproveitando esta oportunidade de conhecer melhor a realidade.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5
Vamos para o Anterior: Exercício 3
Tente Este: Exercício 2
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral