JornalismoDiversos (2)
- (COMVEST UFAM 2015)
Marshall McLuhan descreve os meios de comunicação em função do grau de envolvimento entre estes e os sentidos do expectador, distinguindo-os como meios quentes e meios frios. Sobre essa teoria, leia as afirmativas abaixo:
− Um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em “alta definição".
− Alta definição se refere a um estado de alta saturação de dados.
− Os meios quentes não deixam muita coisa a ser preenchida ou completada pela audiência.
− Daí que os meios quentes são baixos em participação, porque sua ação é mais completa, fornecendo tudo e originando nos destinatários uma atitude de “embotamento" ou “sonambulismo".
− Já os meios frios requerem a participação do indivíduo, a quem cabe preencher os dados que faltam.
− Assim, os meios quentes excluem, e os meios frios incluem.
Baseado na teoria dos meios quentes e meios frios de McLuhan, relacione os veículos de comunicação a seguir com os meios que aparecem logo abaixo:
1. A fala.
2. Telefone.
3. Rádio.
4. Cinema.
5. Televisão.
I. Meio quente
II.Meio frio.
Assinale, a seguir, a sequência que relaciona corretamente os veículos de comunicação com os meios:
A) 1 – II; 2 – II; 3 – I; 4 – I; 5 – II.
B) 1 – I; 2 – I; 3 – II; 4 – I; 5 – II.
C) 1 – II; 2 – I; 3 – I; 4 – I; 5 – II.
D) 1 – I; 2 – II; 3 – I; 4 – I; 5 – II.
E) 1 – II; 2 – II; 3 – I; 4 – II; 5 – II.
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