Análises clínicasDiversos
- (FGV 2010)
A família Enterobacteriaceaeconstitui o maior e mais heterogêneo grupo de bacilos Gram negativos de importância clínica importantes, com mais de 40 gêneros e 150 espécies e subespécies já descritos. Esses gêneros foram classificados com base, dentre outras, nas suas propriedades bioquímicas.
Sobre as características fisiológicas das enterobactérias que podem auxiliar na caracterização, assinale a alternativa correta.
A) As enterobactérias apresentam necessidades nutricionais simples, fermentam a glicose, reduzem nitrato, e são catalase e oxidase positivas.
B) Espécies do gênero Shigella são importantes agentes de infecções intestinais, dentre as características fisiológicas usadas na identificação destaca-se: motilidade positiva e descarboxilação dos aminoácidos lisina e ornitina negativas.
C) A sorotipagem do gênero Salmonella é um método de subtipagem baseado na caracterização imunológica de duas estruturas de superfície: antígeno O, que representa a porção externa do lipopolissacáride e antígeno V i , que representa o polissacáride capsular presente em sorotipos específicos.
D) A capacidade de liberar sulfeto de hidrogênio a partir de aminoácidos ou outros compostos contendo enxofre é uma importante característica na identificação de Proteus mirabilis, Proteus vulgaris, Citrobacter freundii e espécies de Serratia.
E) A determinação da presença de fenilalanina desaminase é útil na diferenciação preliminar de espécies de Proteus, Morganella, Providencia e de outros bacilos Gram negativos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 95
Vamos para o Anterior: Exercício 93
Tente Este: Exercício 52
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Análises clínicas