Procura

Análises clínicasDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 10

  • (NUCEPE 2017)

Sobre os tubos com ou sem anticoagulantes utilizados na coleta de sangue, marque a alternativa INCORRETA:


A) Tubo e/ou tubo seringa contendo gel para dosagem em soro: Utilizado para dosagem em sorologia, imunológica, bioquímica, hormônio. A parede do tubo é revestida com partícula de sílica, que acelera o processo de coagulação e contendo no fundo do tubo o gel. Este material possui propriedade tireotrópica que é densidade intermediária entre o sangue coagulado e o soro. Durante a centrifugação, a barreira de gel move-se para cima posicionando-se entre o soro e o coágulo, onde forma uma barreira estável, separando o soro dos outros componentes celulares. O soro pode ser utilizado diretamente do tubo de coleta, eliminando a necessidade de transferência para outro recipiente.

B) Tubo e/ou tubo seringa de citrato de sódio: Utilizado para dosagem dos testes de coagulação. Contêm em seu interior solução tamponada de citrato trissódico (Na 3 C 6 H 5 O 7 .2H 2 O). As concentrações de solução de citrato trissódico devem estar dentro do intervalo de 0,1 a 0,136 mol/L, com uma tolerância permitida de ±10%. As concentrações utilizadas atualmente são de 3,2 ou 3,8%, na proporção de nove partes de sangue para uma parte de solução de citrato. As diferentes concentrações de citrato podem ter efeitos significativos nas análises do tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPa).

C) Tubo e/ou tubo seringa de EDTA (etilenodiaminotetracético): Utilizado na dosagem de exames de hematologia, CD4+ /CD8+, carga viral, genotipagem, e de citologia. As paredes internas dos tubos são revestidas com EDTA K2 ou EDTA K3. O EDTA anticoagulante eficiente que não afeta a contagem celular e altera minimamente o tamanho da célula. Ele impede a coagulação ao quelar aos íons de cálcio, um importante cofator no processo de coagulação. O EDTA K2 é o anticoagulante recomendado pelo International Council for Standards in Hematology (ICSH) e Clinical and Laboratory Standardization Institute (CLSI.) para hematologia por ser o melhor anticoagulante para preservar a morfologia celular.

D) Tubo e/ou tubo seringa heparina sódio e lítio: Utilizado na dosagem de exames hematológicos. A parede interna do tubo é revestida de heparina sódio e lítio. Esses anticoagulantes ativam as enzimas antiplaquetárias, impede a coagulação do sangue, ao inibir a trombina e o fator Xa, bloqueando assim, a coagulação em cascata dos elementos do sangue. Os tubos de heparina também estão disponíveis com gel, as concentrações dos anticoagulantes acima devem estar dentro de um intervalo de 12 a 30 UI por mL de sangue.

E) Tubo e/ou tubo seringa Fluoreto de sódio/ EDTA: Utilizado na dosagem de glicose e lactato. Contém em seu interior um anticoagulante EDTA que preserva a morfologia celular e fluoreto de sódio que é inibidor glicolítico, estabilizando a glicose. As concentrações de EDTA devem estar dentro do intervalo de 1,2 a 2,0 mg de EDTA, e de 2,0 a 4,0 mg de fluoreto de sódio por mL de sangue.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 11

Vamos para o Anterior: Exercício 9

Tente Este: Exercício 87

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Análises clínicas






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+