Análises clínicasDiversos
- (FGV 2010)
Os métodos de coloração de Gram e Ziehl-Neelsen são os mais usados em bacteriologia clínica, podendo ser aplicados para caracterização e rastreamento da maioria das cepas de importância clínica. Em relação aos métodos e ao comportamento citomorfológico de bactérias, analise as afirmativas abaixo.
I. Na caracterização dos principais patógenos envolvidos em quadros de meningite, o método de coloração de Gram é de fundamental importância, visto que os principais agentes etiológicos apresentam diferenças na coloração, sendo Neisseria meningitidis diplococo Gram negativo, Streptococcus pneumoniae diplococo Gram positivo e Haemophilus influenzae cocobacilo Gram positivo.
II. Alguns erros podem acontecer quando se realiza a coloração pelo método de Gram, tais como a descoloração insuficiente com álcool-acetona, resultando na retenção do cristal violeta dificultando a observação de bactérias Gram negativas.
III. Esfregaços corados pelo método de Ziehl-Neelsen são úteis no diagnóstico bem como no acompanhamento da resposta do paciente ao tratamento. Usando a metodologia para acompanhamento, caso o número de microrganismos não diminua após o início da terapia, deve-se considerar a possibilidade de resistência aos fármacos.
Assinale:
A) se somente a alternativa I estiver correta.
B) se somente as alternativas II e III estiverem corretas.
C) se somente as alternativas I e III estiverem corretas.
D) se somente a alternativa III estiver correta.
E) se todas as alternativas estiverem corretas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 102
Vamos para o Anterior: Exercício 100
Tente Este: Exercício 28
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Análises clínicas