Procura

Comunicação socialDiversos (6)


EXERCÍCIOS - Exercício 122

  • (FCC 2007)

Há muitas listas de valores-notícia que tornam uma mensagem noticiável ( newsworthy attributes). Galtung e Ruge (1965) foram os primeiros autores a chamarem a atenção para a existência de critérios de noticiabilidade dos acontecimentos que se sobrepunham à ação pessoal do jornalista, embora sem a eliminar, e que determinariam as possibilidades de uma mensagem passar pelos vários gates numa organização noticiosa. Entre os critérios de noticiabilidade, pode-se selecionar


A) a proximidade, momento do acontecimento, significância, proeminência, consonância, continuidade e composição.

B) a oportunidade, interesse do leitor, rapidez, vida social, pressuposição e perfil do veículo.

C) o furo jornalístico, acessibilidade, interesse do veículo, fidelidade da fonte e interesse do leitor.

D) o ator social de interesse (Olimpianos), critérios de evento notícia, consonância com as normas sociais e sentido afetivo.

E) a relatividade subjetiva, sinergia entre a fonte e o veículo, ênfase informativa e o entretenimento.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 123

Vamos para o Anterior: Exercício 121

Tente Este: Exercício 155

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Comunicação social






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+