Administração geralTeoria clássica da administração
- (IBADE 2020)
Observe as afirmações a seguir, referentes a modelos de produção:
1. uma ilha de trabalho constituída de diversos trabalhadores, todos eles aptos a executar diversas tarefas diferentes durante a produção. Nela, o trabalho é feito de acordo com a demanda, acionando fornecedores e redirecionando esforços de maneira dinâmica. As etapas da produção são organizadas em cartões presos a lousas, identificando o andamento de cada operação em execução pelo grupo.
2. diversos trabalhadores distribuídos à frente de esteiras, realizando uma tarefa repetitiva, simples e com a maior economia de movimentos possíveis. A produção é otimizada por engenheiros, que observam as execuções de tarefas e determinam o que é, e o que não é sobressalente. Dada a falta de mobilidade laboral e a própria rigidez da estrutura física do local de trabalho, não há como ajustar com celeridade a relação entre a etapa produtiva e o fornecimento de matéria prima, criando a necessidade de estoques e o atento cuidado para não gerar superprodução.
3. poucos trabalhadores, ainda que muito qualificados, em meio a um grande número de máquinas e computadores. Estes trabalhadores, apesar de não serem muitos, possuem grande participação nas áreas de planejamento e gestão, assim como seus sindicatos. Ampla distribuição de benefícios, ao invés de sua concentração no topo da pirâmide, e, graças à alta tecnologia e performance produtiva, grande dinamismo na relação com o mercado e com fornecedores.
Sobre as informações contidas nestes itens, é correto dizer que:
A) os modelos de produção indicados nos itens acima não coexistiram temporalmente, sendo que os modelos mais novos substituíram paulatinamente os anteriores, obsoletos, e se espalharam amplamente pelo mundo graças à globalização.
B) dentre os modelos de produção indicados acima, o mais tradicional é aquele referido no item de número 2, originado na Inglaterra durante o final do século XIX e colocado em prática na indústria de tecidos. Seu criador foi um forte proponente daquilo que se convencionou chamar “administração por iniciativa e incentivo”.
C) ao item número 1 costuma-se denominar Toyotismo, ao 2, Taylorismo e ao 3, Fordismo.
D) cada um dos modelos de produção listados acima está profundamente ligado ao contexto em que foram colocados em funcionamento. O primeiro, com o modelo industrial de uma zaibatsu japonesa em busca, sobretudo, de evitar desperdícios de matéria prima, o segundo, com o modelo industrial de uma empresa norte-americana que visava maximizar seus lucros junto com a produtividade e o aumento dos salários dos operários (ao menos inicialmente) e, por último, um modelo que se funda na alta escolaridade e acesso à tecnologia que as empresas possuem na Escandinávia contemporânea.
E) o modelo de produção Taylorista não tem absolutamente nada em comum e nem nenhuma relação histórica com qualquer um dos modelos de produção listados nos itens.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 474
Vamos para o Anterior: Exercício 472
Tente Este: Exercício 220
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral