OdontologiaDiversos (3)
- (CPCON 2021)
Os anti-inflamatórios não-esteroidais são geralmente prescritos na clínica odontológica em função de seus efeitos analgésico, antipirético e anti-inflamatório, agindo através da inativação de isoenzimas, as ciclo-oxigenases. Pacientes que fazem uso prolongado dessa classe de medicamentos podem apresentar alguns efeitos adversos. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
A) Os inibidores seletivos da ciclo-oxigenase-2 exercem importantes efeitos cardiovasculares não desejados, tais como aumento do risco de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e hipertensão arterial, sendo o risco desses efeitos maior em pacientes com história prévia de doença cardiovascular ou com alto risco para desenvolvê-la.
B) Os anti-inflamatórios não-esteroidais interferem com os efeitos anti-hipertensivos apenas dos agentes cujo mecanismo de ação envolve a síntese de prostaglandinas vasodilatadoras.
C) Os inibidores seletivos da ciclo-oxigenase-2 possuem menores efeitos adversos e maior segurança para o sistema gastrointestinal e para a função renal.
D) Os anti-inflamatórios não-esteroidais inibidores da ciclo-oxigenase-1 podem ser usados sem restrição em pacientes que fazem uso de anticoagulantes orais como a varfarina, tendo em vista que apenas os inibidores seletivos da ciclo-oxigenase-2 interferem com a função plaquetária.
E) Os anti-inflamatórios não-esteroidais são contraindicados em pacientes que fazem uso de lítio para tratar distúrbios psiquiátricos porque tais medicamentos diminuem a concentração plasmática do lítio por aumentar a taxa de filtração glomerular.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 183
Vamos para o Anterior: Exercício 181
Tente Este: Exercício 326
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Odontologia