SociologiaDiversos
- (FCM 2016)
Oficialmente extinta do currículo do Ensino Médio nos anos 1940, a Sociologia voltou a marcar presença em um outro estado, de modo intermitente, na década de 1980. Na década seguinte, várias organizações e universidades começaram a desenvolver um movimento em defesa da obrigatoriedade do ensino da Sociologia no nível médio que culminou com a aprovação da Lei 11.684, de 2 de junho de 2008, alterando a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e colocando a Sociologia, novamente, como obrigatória no currículo do Ensino Médio brasileiro. Sobre a Sociologia no Ensino Médio, podemos afirmar que
A) a primeira tentativa de inclusão da disciplina ocorreu logo após a Proclamação da República, por meio da Reforma Educacional de 1901, tendo sido eliminada em 1911 por Epitásio Pessoa.
B) em 1932, ocorreu a Reforma Capanema que retirou a obrigatoriedade da Sociologia nos cursos secundários. A disciplina foi mantida somente no Curso Normal como Sociologia Geral e Sociologia da Educação.
C) em 1928, com a Reforma Benjamin Constant, o Colégio Pedro II implantou a Sociologia regularmente no seu currículo. Três anos depois, a disciplina foi introduzida nos Estados de São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
D) a Lei nº 5692/71 deslocou as disciplinas relacionadas às ciências humanas (Sociologia, Filosofia e Psicologia), introduzindo, no lugar delas, as disciplinas de Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil (OSPB).
E) em 1961, a Reforma Francisco Campos introduziu a Sociologia nos cursos preparatórios e nos cursos superiores nas Faculdades de Direito, Engenharia e Arquitetura e Ciências Médicas, além de mantê-la nos cursos normais de formação de professores.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 68
Vamos para o Anterior: Exercício 66
Tente Este: Exercício 89
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Sociologia