SociologiaDiversos
- (PUC-PR 2012)
As mudanças tecnológicas e organizacionais do capitalismo contemporâneo pós/1980 apontam para a diminuição da classe operária tradicional e a expansão do trabalho assalariado no setor de serviços. A diferenciação do trabalho é resultado da incorporação do trabalho feminino ao mundo operário, expansão do trabalho parcial, temporário, precário, subcontratado e terceirizado. A reestruturação produtiva exige, ao mesmo tempo, que alguns ramos produtivos requeiram trabalhadores superqualificacados e outros não. (ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 6a ed. São Paulo: Cortez, 1999.)
A esse respeito é CORRETOafirmar que:
A) Os países desenvolvidos e em desenvolvimento testemunham o aumento quantitativo do operariado industrial.
B) Os trabalhadores preferem o trabalho informal porque recebem, em média, mais que os trabalhadores com carteira assinada.
C) O processo de reestruturação produtiva requer intelectualização de parte da força de trabalho e convive com o fenômeno do desemprego estrutural.
D) A substituição do trabalho humano pelo trabalho mecânico produz consequências sociais e políticas ainda pouco conhecidas.
E) O período em questão mostra que os processos de qualificação do trabalho formal e informal ocorrem simultaneamente.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 141
Vamos para o Anterior: Exercício 139
Tente Este: Exercício 82
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Sociologia