SociologiaDiversos
- (IFB 2017)
Segundo Paula Montero (2010), há um consenso geral nas Ciências Humanas de que a consolidação das categorias magia, religião e ciência como distintas e com conteúdo próprio resultou de um longo processo que remonta ao mundo greco-romano.
Sobre as categorias magia e religião, é INCORRETO afirmar que:
A) O cristianismo transforma aquilo que era no mundo romano um pacto civil entre os homens, a fides , em uma relação dos homens com deus. Essa nova noção de fé se tornou, progressivamente, a ideia mais importante na igreja cristã: na formulação de Santo Agostinho (354-430), ter fé era desenvolver uma relação pessoal com um deus verdadeiro, uno e transcendente.
B) A intensificação das relações dos homens com um deus fora do mundo, transcendente, inaugura um novo paradigma na mentalidade religiosa. No plano das relações homens/deuses, engendrou-se a ideia de um mundo transcendente, distinto em sua natureza do mundo humano, e o cristianismo dos primeiros tempos faz emergir no Ocidente a ideia de fé, de crer em um deus verdadeiro fora do mundo.
C) No mundo ocidental, as crenças mágicas estiveram presentes e ativas em torno da figura das bruxas, alimentada por um folclore disperso entre os camponeses europeus ao longo da Idade Média.
D) O Iluminismo, por meio da organização intelectual das práticas religiosas em grandes sistemas abstratos e coerentes, influenciou a ideia de religião como doutrina organizada que foi universalizada para todas as culturas.
E) A reforma protestante foi muito importante para que as ideias de religião e magia se unificassem progressivamente ao longo dos séculos XVI e XVII.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 27
Vamos para o Anterior: Exercício 25
Tente Este: Exercício 330
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Sociologia