Engenharia aeronáuticaDiversos
- (FCC 2011)
Uma aeronave decola do Aeroporto Charles de Gaulle da cidade de Paris, na França, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos – Governador André Franco Montoro, localizado na cidade de Guarulhos, São Paulo – Brasil, para realizar um voo de transporte aéreo regular. Partindo-se da premissa que, para realizar esta jornada, a aeronave deve atender aos requisitos operacionais e de certificação condizentes com a travessia do Oceano Atlântico, é correto afirmar:
A) O consumo de combustível da aeronave durante o voo independe do peso transportado.
B) Sendo uma aeronave de trem de pouso triciclo, a técnica de pouso correta, a ser utilizada quando da chegada ao destino, é a do “pouso de três pontos”.
C) Durante o voo sobre o Oceano Atlântico, pode-se afirmar que a pressão atmosférica influencia diretamente no consumo de combustível, visto que as aeronaves que realizam esta travessia são dotadas de motores à reação.
D) Caso haja necessidade de realização de um procedimento de holding em um ponto da rota, a velocidade a ser utilizada deve ser a que permita à aeronave obter um maior alcance (percorrer a maior distância) em relação ao terreno.
E) No que se refere às operações de pouso e decolagem, a elevação das duas pistas em relação ao nível do mar (Charles de Gaulle - 392ft e Guarulhos - 2.459ft) não demanda atenção especial em relação ao desempenho da aeronave durante o planejamento do voo.
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