OdontologiaDiversos (3)
- (CPCON 2021)
A terapia periodontal convencional ainda é tida como padrão-ouro para o tratamento das doenças periodontais biofilme dependentes. No entanto, o debridamento mecânico correto e completo de sítios com bolsas profundas é difícil de ser realizado. Estudos têm demonstrado que a raspagem e alisamento radicular isoladamente apresenta efeito limitado em algumas espécies patogênicas, e a erradicação total de bactérias subgengivais nem sempre é alcançada. Isso se deve ao fato de que algumas dessas bactérias podem residir nos tecidos moles, túbulos dentinários ou em irregularidades da superfície radicular, o que pode contribuir para a falha do tratamento. E, ainda, pode haver a recolonização subgengival de sítios recém-tratados por essas espécies. Analise as assertivas e marque a alternativa CORRETA.
A) A reinfecção de bolsas periodontais pela recolonização de bactérias putativas pode ocorrer rapidamente após a terapia mecânica, com as proporções de bactérias sendo restauradas aos níveis pré-tratamento.
B) O fenômeno de recolonização depende exclusivamente da efetividade do debridamento mecânico durante a terapia de manutenção.
C) A translocação intraoral de espécies patogênicas de bolsas não tratadas para bolsas recém-raspadas somente poderá ocorrer em indivíduos que apresentam comprometimento sistêmico.
D) A remoção mecânica repetida do biofilme dentário por meio de terapia periodontal de suporte proporciona maiores chances de reinfecção pelos patógenos periodontais, uma vez que há uma maior disseminação dos mesmos na cavidade oral.
E) A desinfecção oral com gel de gluconato de clorexidina a 1%, por meio de irrigação subgengival, após as sessões de raspagem e alisamento radicular, impedem a recolonização dos sítios periodontais a longo prazo e dispensam a terapia periodontal de suporte.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 184
Vamos para o Anterior: Exercício 182
Tente Este: Exercício 414
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Odontologia