Procura

OdontologiaDiversos (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 367

  • (UNIOESTE 2022)

As lesões brancas da mucosa oral apresentam diversas etiologias, o que leva a diagnósticos incorretos e tratamentos inapropriados. Considerando-se a sobreposição de sinais e sintomas produzidos por essas lesões, dificuldades são geradas no estabelecimento de seu diagnóstico. Torna-se necessário um exame clínico cuidadoso, a fim de determinar a(s) causa(s) da lesão, bem como identificar as manifestações clínicas das referidas lesões. Sobre as lesões brancas da mucosa oral, avalie as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA:


A) A queratose irritativa é uma hiperplasia da camada superficial de queratina produzida por uma grande variedade de agentes que atuam sobre a mucosa de forma contínua. Clinicamente, apresenta-se como uma placa fina e translúcida, tornando-se, depois, densa e branca, algumas vezes apresentando halo eritematoso, que se dispõe ao longo da linha de oclusão na mucosa jugal. A remoção do hábito deletério elimina rapidamente a condição.

B) O líquen plano é uma doença mucocutânea inflamatória crônica comum, que acomete a pele, a mucosa ou ambas. Apresenta-se tipicamente sob a forma de lesões bilaterais brancas (placas ou áreas reticulares), especialmente na mucosa jugal e na língua, podendo também afetar o rebordo alveolar, a gengiva e o palato. Os homens são mais afetados do que as mulheres em uma proporção de 2:1, principalmente na idade adulta e em pacientes mais idosos.

C) A infecção micótica mais comum da cavidade oral é causada pelo fungo do gênero Candida , especialmente C. albicans , embora outras espécies possam estar envolvidas. Clinicamente, apresentase sob as formas: aguda (pseudomembranosa, atrófica), crônica (atrófica, hiperplásica), muco-cutânea (localizada, familial, associada a síndromes). Apresenta-se como placas ou nódulos brancos, entre moles e gelatinosos, deixa uma superfície eritematosa, erosada ou ulcerada, quando removida.

D) A leucoplasia é a lesão cancerizável mais frequente da cavidade oral, desenvolvendo-se em qualquer região. As lesões apresentam-se como placas que podem variar de uma área branca impalpável, fracamente translúcida, a lesões espessas, corrugadas, papilomatosas e endurecidas.

E) É um achado clínico comum, encontrado em cerca de ¾ da população negra. Observa-se opacificação uniforme bilateral da mucosa jugal, sendo de natureza assintomática. Um critério clínico extremamente importante no diagnóstico do leucoedema é o fato de que, ao se distender a mucosa jugal, a lesão desaparece, retornando quando deixamos de exercer a tração.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 368

Vamos para o Anterior: Exercício 366

Tente Este: Exercício 239

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Odontologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+