OdontologiaDiversos (3)
- (UNIOESTE 2022)
Um dos objetivos da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal de 2010 (SB Brasil 2010) foi conhecer a situação de saúde bucal da população brasileira, subsidiar o planejamento e a avaliação das ações e dos serviços perante o Sistema Único de Saúde e manter uma base de dados eletrônica para o componente de vigilância à saúde da Política Nacional de Saúde Bucal. Sobre as condições observadas e índices adotados para o estudo, é INCORRETO afirmar:
A) Para a condição dentária, foi utilizado o índice preconizado pela OMS (WHO, 1997), do qual se pode inferir o CPO-D médio (dentição permanente) e o ceo-d (dentição decídua).
B) O índice para a aferição da condição periodontal foi o CPI (Índice Periodontal Comunitário), proposto pela Organização Mundial da Saúde, que é complementado pelo exame da Perda de Inserção Periodontal (PIP).
C) A avaliação de oclusopatias foi realizada por meio do Índice chamado DAI (sigla derivada da expressão inglesa ‘Dental Aesthetic Index’), que considera três grandes dimensões a serem avaliadas: a dentição, o espaço e a oclusão propriamente dita.
D) O índice de Thylstrup e Fejerskov (TF) é o recomendado pela OMS para estudos de fluorose dentária em populações e foi aplicado no SB Brasil 2010.
E) A avaliação do uso e da necessidade de prótese ajudam a entender o agravo conhecido como “edentulismo”, servindo, ao mesmo tempo, para estimar a gravidade do problema pela análise conjunta dos dados de uso e necessidade, e para subsidiar ações de planejamento a partir da análise das necessidades.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 355
Vamos para o Anterior: Exercício 353
Tente Este: Exercício 472
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Odontologia