OdontologiaDiversos (3)
- (UNIOESTE 2022)
Sabe-se que a gestação acarreta várias modificações no organismo da mulher, como o aumento de aporte sanguíneo materno e a compressão dos órgãos internos, principalmente da bexiga. Com a evolução da gestação, o peso do feto é um fator importante a se considerar em relação ao atendimento odontológico da mulher grávida. De acordo com essas informações, a melhor maneira de se posicionar a gestante na cadeira odontológica, a fim de que não comprometa nenhuma função orgânica, é:
A) Posicionar a gestante com a região abdominal inclinada para o lado direito, a fim de evitar a compressão do canal arterial, que é um largo vaso que comunica a artéria pulmonar com a aorta, causando falta de circulação sanguínea do feto.
B) Posicionar a gestante com a região abdominal inclinada para o lado esquerdo, a fim de evitar a compressão do canal arterial, que é um largo vaso que comunica a artéria pulmonar com a aorta, causando a dificuldade respiratória da gestante e a troca gasosa do feto.
C) Posicionar a gestante com a região abdominal inclinada para o lado esquerdo, a fim de evitar a compressão da artéria peritoneal, acarretando a diminuição da circulação cerebral da gestante e do feto.
D) Posicionar a gestante de forma supina, a fim de evitar a compressão do diafragma, impedindo o retorno sanguíneo adequado e acarretando falta de ar e diminuição da filtração glomerular pelos rins maternos.
E) Posicionar a gestante com a região abdominal inclinada para o lado esquerdo, a fim de evitar a compressão da veia cava inferior, impedindo o retorno venoso adequado e acarretando a diminuição da circulação cerebral da gestante e do feto.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 370
Vamos para o Anterior: Exercício 368
Tente Este: Exercício 68
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Odontologia