Administração geralProcesso decisório
- (IADES 2015)
A arte de tomar decisões é fundamental na área da administração das organizações. Tomar decisões é identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos . Rio de Janeiro: 2004.
Os modelos de estilos de tomada de decisão que diferem uma pessoa da outra são o diretivo, o analítico, o conceitual e o comportamental. Em relação ao estilo analítico, é correto afirmar que pessoas com esse estilo
A) possuem uma tolerância muito maior à ambiguidade, buscando, assim, muito mais informações e alternativas. Os dirigentes com esse estilo são mais bem caracterizados como tomadores de decisão, cautelosos, dotados da capacidade de adaptar-se ou de lidar com situações novas.
B) apresentam baixa tolerância à ambiguidade e buscam racionalidade. São eficientes e lógicas, porém as preocupações com eficiência fazem com que elas tomem as próprias decisões, utilizando informações mínimas e avaliando poucas alternativas.
C) são as tomadoras de decisão que trabalham bem em grupo. Preocupam-se com as realizações dos respectivos pares e subordinados. São receptivas a sugestões dos demais e recorrem bastante a reuniões para comunicação. Elas tentam evitar conflitos e buscam aceitação.
D) tendem a ter uma perspectiva muito ampla e a considerar muitas alternativas. O enfoque delas é de longo alcance, e são excelentes para encontrar soluções criativas para os problemas.
E) têm uma tolerância muito maior à ambiguidade, buscando, assim, muito mais informações e alternativas. Os dirigentes com esse estilo são mais bem caracterizados como tomadores de decisão precipitados, dotados da capacidade de desadaptar-se ou de lidar com situações recorrentes.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 42
Vamos para o Anterior: Exercício 40
Tente Este: Exercício 114
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral