Segurança e saúde no trabalhoNormas regulamentadoras de ministério do trabalho e emprego
- (VUNESP 2013)
O processo oxiacetilênico de soldagem, assim como os demais, emprega uma grande concentração de energia, fazendo com que nesse tipo de trabalho algumas medidas sejam imprescindíveis à prevenção de acidentes. Dessa forma,
A) torna-se obrigatório, por parte do soldador, o uso de óculos e de luvas que o protejam contra queimaduras, pois as temperaturas produzidas nas reações químicas que ocorrem no bico do maçarico chegam a cerca de 1200 ºC (mil e duzentos graus centígrados).
B) para inibir o risco de explosão do cilindro de acetileno por choque mecânico, ele é parcialmente preenchido por uma massa de grande estabilidade química mais acetona, que tem o papel de diluir o acetileno, tornando-o menos sensível a impactos.
C) a temperatura do cilindro do acetileno nunca deve ultrapassar os 50 ºC (cinquenta graus centígrados), pois a partir dessa temperatura, o equilíbrio acetona-acetileno pode ser alterado pela ruptura da ligação tripla entre os átomos de carbono do acetileno.
D) a execução da soldagem em ambientes que contam com linhas de gases liquefeitos de petróleo deve ser precedida de cuidadosa avaliação, pois, em caso de vazamentos, o acetileno pode reagir na mistura formando o acetil-butadieno, que é extremamente tóxico.
E) a proteção dos olhos é necessária porque, na soldagem propriamente dita, o risco representado pelas radiações se agrava em razão da atenção com que o soldador deve observar a chama e do tempo que ele se mantém com a visão concentrada à poça de fusão.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 272
Vamos para o Anterior: Exercício 270
Tente Este: Exercício 57
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho