Administração geralConceitos e métodos do processo decisório
- (Instituto Consulplan 2021)
No cenário dos negócios uma grande preocupação das empresas é manter um controle dos custos e despesas e, ainda, como eles têm influenciado os seus lucros. Assim, uma empresa da construção civil precisará desenvolver um sistema que controle seus fornecedores, licitações e valores praticados ao longo do tempo, contendo informações essenciais para o processo de tomada de decisão em todas as escalas. Dessa forma, o primeiro passo é entender as necessidades da empresa por meio do levantamento de requisitos. Sobre as técnicas de levantamento de requisitos, analise as afirmativas a seguir.
I. Entrevista : uma das técnicas tradicionais realizadas com os stakeholders que podem ser abertas ou fechadas.
II. Protótipo : tem como objetivo explorar aspectos críticos dos requisitos de um produto, implementando, de forma rápida, um pequeno subconjunto de funcionalidades deste produto.
III. Observação : técnica para geração de ideias que consiste em uma ou várias reuniões que permitem a apresentação do problema a um grupo específico para obter ideias ou sugestões de soluções.
IV. Cenário : utilizado para a compreensão do domínio da aplicação por meio de observação das ações realizadas de uma determinada tarefa, para verificar os passos necessários para sua conclusão.
V. Workshop : técnica aplicada em grupo que consiste em reuniões estruturadas e realizadas entre a equipe de analistas e uma seleção dos stakeholders que melhor representam a organização e o contexto em que o sistema será usado, obtendo, assim, um conjunto de requisitos bem definidos.
Está correto o que se afirma apenas em
A) I e III.
B) IV e V.
C) I, II e V.
D) II, III e IV.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 177
Vamos para o Anterior: Exercício 175
Tente Este: Exercício 38
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral