Administração geralConceitos e métodos do processo decisório
- (FCC 2022)
Uma das conceituações correntes quanto ao processo decisório classifica os tipos de decisões como programadas e não programadas, tomando como fator principal de diferenciação entre ambas e elemento fundamental para escolha do tipo mais adequado à cada situação posta
A) o estágio de capacitação do gestor encarregado da solução do problema, com expertise para uma solução satisfatória, ou, ao contrário, o caráter precário da decisão e a permanência total ou parcial do problema.
B) a viabilidade de atuação preventiva nas causas de um potencial problema, evitando a sua materialização, ou, ao contrário, a necessidade de atuar já a partir de um problema instalado.
C) a possibilidade de adoção de soluções já disponíveis no acervo da organização ou, ao contrário, a inviabilidade do uso de soluções padronizadas em face do ineditismo ou peculiaridade do problema.
D) a natureza do problema, cabendo decisões programadas para aqueles afetos a questões de alta complexidade e as não programadas para problemas de menor impacto na organização.
E) a urgência ou premência na tomada de decisão, sem possibilidade de postergação, ou, ao contrário, a conveniência do diferimento dessa decisão.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 214
Vamos para o Anterior: Exercício 212
Tente Este: Exercício 95
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral