Engenharia aeronáuticaDiversos
- (ESAF 2016)
A área escolhida para um aeródromo deve ter um solo com propriedades mecânicas adequadas. A resistência do solo no subleito deve ter uma capacidade de carga suficiente, mas ao mesmo tempo precisa ser impermeável e seu volume não deve ser afetado pelo congelamento da superfície ou por variações de umidade. Neste contexto, analise os itens abaixo, de acordo com o regulamento RBAC 154, e escolha a opção correta (Obs.: MN/m 3= 10 6Newton por metro cúbico) I. Na fase de avaliação geotécnica, na qual um aeroporto será construído, deve-se empregar uma variedade de métodos para determinar a resistência do solo, até identificar a localização ideal. II. A escolha do fator de segurança de projeto da resistência do solo baseia-se somente na incerteza da medida geotécnica de capacidade de carga, e na estimativa das consequências de um desempenho inadequado. III. Um subleito de alta resistência é caracterizado por K (módulo de reação do subleito) = 150 MN/m 3, representando todos os subleitos com valores de K acima de 120 MN/m 3para pavimentos rígidos; e, no caso de pavimentos flexíveis, caracterizado por subleitos com CBR ( California Bearing Ratio) = 15, e representando subleitos com valores de CBR acima de 13 – Código – “A”. IV. Um subleito de muito baixa resistência é caracterizado por subleitos com K = 20 MN/m 3e representando subleitos com K abaixo de 25 MN/m 3, para pavimentos rígidos, e caracterizado por subleitos com CBR = 3, representando os subleitos com CBR abaixo de 4, para pavimentos flexíveis – Código – “D”. Estão corretos apenas os itens
A) I, III.
B) II, IV.
C) I, II.
D) III, IV.
E) Todos os itens estão corretos.
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