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Arquitetura de softwareDesign patterns


EXERCÍCIOS - Exercício 153

  • (FCC 2013)

Os padrões Gang of Four(GoF) organizam um conjunto de padrões de projeto ( design patterns) em três grupos: de criação, estruturais e comportamentais. Três destes padrões são descritos a seguir:
I. Em situações em que classes precisam trabalhar juntas, mas isto não está sendo possível porque suas interfaces são incompatíveis, pode-se utilizar este design patternque permite converter a interface de uma classe em outra interface esperada pelos clientes de forma que classes com interfaces incompatíveis possam interagir.
II. Este design patternpode ser utilizado quando se deseja definir uma dependência um-para-muitos entre objetos de modo que quando um objeto muda o estado, todos seus dependentes são notificados e atualizados.
III. Em situações em que se deseja acessar o conteúdo de uma coleção sem expor sua representação interna utiliza-se este design patternque permite prover uma interface única para varrer coleções diferentes.
Os padrões descritos nos itens I, II e III são, respectivamente,


A) Adapter, Facade e Strategy.


B) Prototype, Composite e Command.


C) Abstract Factory, Observer e Iterator.


D) Adapter, Observer e Iterator.


E) Abstract Factory, Composite e Command.


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