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Administração geralMelhoria contínua e qualidade total


EXERCÍCIOS - Exercício 282

  • (CEPS-UFPA 2019)

A melhoria contínua corre em sentido contrário à abordagem gerencial típica de considerar os projetos de trabalho como lineares – com começo e fim. Em vez desta abordagem linear, a busca do aprimoramento sem fim requer uma abordagem circular, conforme se apresenta o ciclo Planejar-Desenvolver-Checar-Agir (PDCA). A administração planeja uma mudança, realiza-a, checa os resultados e, dependendo de quais sejam os resultados, age para padronizar a mudança ou começar novamente o ciclo de aprimoramento com novas informações.

Com base neste conhecimento, analise as afirmativas a seguir.

I O ciclo PDCA tem baseado suas auditorias para identificação das conformidades e não conformidades, nos planos de controle histórico sobre as atividades contínuas.

II Nas organizações que usam o TQM (Qualidade Total), a qualidade deixa de ser responsabilidade de um único departamento para se concentrar na área estratégica da Instituição, a fim de se criar mais valor com menos desperdício.

III A filosofia da melhoria contínua do ciclo PDCA acaba servindo como instrumento para fazer com que, ao longo de toda a organização, as pessoas fiquem inspiradas a buscarem ou a se aperfeiçoarem em tudo o que realizam.

IV O grande desafio da gestão da qualidade é definir o que se entende por padrão de qualidade e como medi-lo. Na busca dessas respostas, muitas vezes se acelera ou se retarda o fluxo do ciclo PDCA, questionando-se a respeito da criação ou não de um novo evento que justifique um outro Planejamento.

É correto o que se afirma em




A) I, apenas.

B) I e II, apenas.

C) III e IV, apenas.

D) III, apenas.

E) I e III, apenas.


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