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Administração geralMelhoria contínua e qualidade total


EXERCÍCIOS - Exercício 61

  • (Quadrix 2016)

A gestão da qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para gerir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, à superação de suas expectativas. Dessa forma, a gestão da qualidade não precisa, necessariamente, implicar a adoção de alguma certificação, embora este seja o meio mais comum e o mais difundido, porém sempre envolve a observância de alguns conceitos básicos, ou princípios de gestão da qualidade, que podem e devem ser observados por qualquer organização. Um deles é a abordagem sistêmica que:


A) permite que os processos inter-relacionados sejam identificados, entendidos e gerenciados de forma a melhorar o desempenho da organização como um todo.

B) permite uma visão geral do funcionamento da empresa como um todo, possibilitando o alcance mais eficiente dos resultados planejados e desejados.

C) enfatiza a tomada de decisão com base em fatos, dados concretos e análise de informações, o que implica a implementação e a manutenção de um monitoramento eficiente.

D) tem o foco na melhoria contínua de seu processo e produto/serviço, com o uso de vários modelos de ferramentas da gestão da qualidade.

E) é a essência da organização, por incentivar a motivação e o compromisso dos envolvidos.


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