Direito notarial e registralDiversos
- (CESPE 2013)
Em relação ao registro civil de pessoas naturais, assinale a opção correta.
A) A presunção legal da paternidade, inclusive para fins de registro civil, é aplicável aos casos em que os pais sejam casados entre si ou vivam em união estável, conforme dispõe o Código Civil.
B) Nos casos em que o registrando for pessoa incapaz internada em hospital psiquiátrico, hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, hospital de retaguarda, serviços de acolhimento em abrigos institucionais de longa permanência, ou instituições afins, poderá o MP, após prévia interdição, requerer o registro tardio de nascimento.
C) No cartório de registro civil de pessoas naturais, são registrados os nascimentos; os casamentos; a conversão da união estável em casamento; os óbitos; as emancipações; as interdições; as sentenças que deferirem a adoção de maiores com base no Código Civil e de adoção unilateral com a preservação dos vínculos de filiação com um dos genitores; as sentenças declaratórias de ausência e morte presumida; e as opções de nacionalidade.
D) Caso haja prévia autorização do marido para a utilização de sêmen de terceiro para a fecundação de sua esposa, inexistirá qualquer possibilidade de posterior negação de paternidade, motivo pelo qual é conveniente a sinalização, no assento de nascimento, da filiação por inseminação artificial heteróloga, cuidando o registrador de não divulgar o fato, salvo mediante requisição judicial.
E) O reconhecimento de filho por relativamente incapaz, perante o oficial de registro de pessoas naturais, por escrito particular, reclama assistência dos pais, tutores ou curadores.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 210
Vamos para o Anterior: Exercício 208
Tente Este: Exercício 60
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Direito notarial e registral