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Legislação federalLei nº 12.527 de 2011


EXERCÍCIOS - Exercício 419

  • (Quadrix 2021)

O acesso à informação é um direito fundamental previsto no ordenamento jurídico brasileiro, no art. 5.° , inciso XXXIII, no inciso II do § 3.° do art. 37 e no § 2.° do art. 216 da Constituição Federal de 1988. Todos os cidadãos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, e ao acesso a registros administrativos e a informações sobre atos de governo. Com o advento da Lei n.° 12.527/2011, o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas foi estipulado para a aplicação aos três Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, sendo o tema objeto de regulamentação pelo Decreto n.° 7.724/2012. Essa norma é um marco que consolida a garantia e a segurança jurídica que cada cidadão terá em exercer tal direito. O objetivo da Lei é viabilizar meios de esclarecimento, de obtenção de informações e de acesso a dados, tudo de forma clara, transparente e, sem dúvidas, com pontos essenciais que podem ser elementos de prova por meio dos dados que virão no documento, seja certidão, ofício, ação judicial ou processo administrativo que estiver em trâmite com a finalidade de solucionar demandas, conflitos de interesses, não só na atuação perante os órgãos públicos, mas, também, perante o Poder Judiciário. É dever dos órgãos e das entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação, em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. Quanto à publicação dessas informações, conforme indica o artigo 8.° da Lei n.° 12.527/2011, há itens mínimos. A respeito deles, julgue os itens seguintes.

I O registro das competências e da estrutura organizacional, dos endereços e dos telefones das respectivas unidades e dos horários de atendimento ao público é um desses itens. II O registro de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros é um desses itens. III O registro das receitas é um desses itens. IV As informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, e a todos os contratos celebrados são exemplos de itens mínimos. V Os dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades são exemplos de itens mínimos. VI As respostas às perguntas mais frequentes da sociedade são exemplos de itens mínimos.
Assinale a alternativa correta.



A) Apenas os itens I, II, III, IV e V estão certos.

B) Apenas os itens I, II, III, IV e VI estão certos

C) Apenas os itens I, II, IV, V e VI estão certos

D) Apenas os itens I, III, IV, V e VI estão certos.

E) Todos os itens estão certos.


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